Minhas placas não estão funcionando!

Muitos projetos novos de energia solar nesse verão de 2024 para todos os integradores e clientes da Marin Energia Solar Projeto e Homologação mas também tem as reclamações de sistemas antigos que é o assunto desse artigo, com a seguinte frase:


“- Minhas  placas não estão funcionando!”

ou, fui na “Distribuida X, e o atendente me falou que as placas não estou funcionando”,

 e até mesmo, “meu cunhado é eletricista e falou que as placas não estão gerando.”

Sabe-se que o cliente final, ou funcionários da distribuidora e até eletricistas de outras áreas normalmente não sabem como um sistema de energia solar funciona, alguns até se interessam em pesquisar, tirar as dúvidas, ouvir as explicações mais técnicas, porém outros, não conseguem deduzir que o inversor desliga sozinho sem a luz solar a noite, além disso, vale ressaltar que a maioria dos problemas relacionados a energia solar acontecem em outros equipamentos e não nos módulos, raramente é acionado a garantia de um módulo solar, os problemas maiores são quando o painel quebra ou devido a um erro de instalação como cortes em cabos. A grande maioria dos problemas acontecem no inversor, no disjuntor, nos conectores (problemas elétricos em geral). Porém, a frase que mais ouvi nesse último verão foi, “minhas placas não estão funcionando” e provavelmente outros integradores também. E afinal como agir numa situação como essa?

O primeiro passo normalmente é se manter calmo pois o cliente provavelmente está bravo ou chateado, então a primeira coisa que deve solicitar a ele é uma via atualizada da fatura de energia. Não aceite print do extrato do valor da fatura, nem o resumo do aplicativo, pois não mostra os detalhes necessários para a análise. 

Outra pergunta que você deve fazer ao seu cliente é se ele possui o aplicativo de monitoramento no celular, ou se pelo menos você como integrador possui o cadastro do datalogger (Antena) do inversor no seu sistema de monitoramento. Caso o cliente não tenha, ensine-o a entrar no aplicativo ou envie um técnico para configurar a internet do seu cliente no inversor, para começar a ter o monitoramento. Mas você pode se perguntar, ok mas no inversor não mostra nada? Atualmente os inversores monofásicos possuem acesso limitado a estatísticas de geração no próprio aparelho e alguns estão vindo sem nenhum display (nenhuma telazinha), então o aplicativo de geração é extremamente importante, a internet no local deve ter um sinal forte.

Tendo a fatura de energia atualizada e o aplicativo de monitoramento instalado, o próximo passo é olhar a Datas de leitura, sempre existe uma leitura anterior e uma leitura atual, normalmente num prazo de 30 dias. 

OBS: Clientes que são caracterizados como rural, devem enviar a autoleitura todo mês na data certa. Sem isso o sistema não fica correto pois o leiturista vai a cada três meses e nos outros é cobrado uma média, após colocar energia solar é essencial fazer a leitura.

Com base nisso, você pode baixar um arquivo excel do aplicativo de geração e somar todos os dias do período de leitura e verificar se o sistema está gerando o prometido como na proposta comercial.

É importante lembrar ao cliente que aquilo que aparece como geração na fatura não representa o que o inversor gerou, apenas o que foi injetado na rede, esse é o conceito de simultaneidade, que na energia solar não é tão simples do cliente final entender e é aqui que os atendentes e eletricistas erram pois olham apenas esse número, que normalmente representa 40 ou 50% do valor gerado.

Para simplificar essa explicação desenvolvi um analisador de energia em parceria com o fera do Excell @Renan para que o cliente final consiga entender que ele está consumindo mais do que está sendo gerado de forma simples e didática. Sendo:

Geração Total = Valor do monitoramento durante o período de leitura.

Consumo = Valor da fatura de energia do campo consumo.
Consumo Total = Energia Consumida Durante a Geração+Consumo.
Injetado na Rede = Valor da fatura de energia no campo geração.
Energia Consumida Durante a Geração = Geração Total – Injetado

Créditos Acumulados = Valor que o cliente final tem acumulado em sua unidade, em casos de reclamações normalmente é Zero.

O resultado final que pode ser impresso ou enviado via pdf para o cliente final é:

Portanto, esse momento não é fácil, afinal estamos lidando com pessoas, sem elas não haveria vendas, muitas vezes não querem aceitar o que está acontecendo com o seu sistema, simplesmente querem que o valor venha baixo, mas independente do resultado final espero que esse artigo e essa ferramenta possa ajudar a conviver com esse tipo de problema na energia solar. Caso você queira essa planilha me mande um whats para 45 9.9965-8546 ou e-mail para engbruno.marin@gmail.com.